O uso do telefone celular e internet wi-fi levam a piora da qualidade seminal.

Recente artigo de revisão Nature Urology, mostra que o telefone celular e o laptop com uso de internet wi-fi vêm mostrando piora da qualidade seminal. Isto corrobora com a idéia de que a qualidade seminal dos homens no século XXI é pior do que de séculos anteriores.

As metanálises, incluindo estudos in vivo e in vitro, sugeriram que a exposição a telefones celulares está associada à redução da mobilidade espermática e da viabilidade espermática.

O aumento da produção de espécies reativas de oxigênio e o aumento da fragmentação do DNA no esperma foram sugeridos como possíveis mecanismos para esses efeitos adversos.

Uma associação de exposição do telefone móvel com concentração de esperma foi observada na metanálise de estudos em animais, mas os dados são equivalentes em estudos humanos e o Programa Americano Nacional de Toxicologia está atualmente realizando um estudo abrangente sobre os efeitos de exposição do telefone móvel na saúde.
Um estudo in vitro sugeriu uma associação negativa entre o uso de laptops conectados à internet sem fio e motilidade espermática e também sugeriu aumento da fragmentação do DNA, potencialmente através de um efeito não-térmico.

Procure médico especialista em fertilidade, para maiores esclarecimentos sobre o tema.

Fonte: https://www.nature.com/nrurol

Obrigado

Igor Faria Dutra

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s