Endometriose – Devo sempre operar para engravidar ?

A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Normalmente o endométrio se localiza dentro do útero, revestindo toda  sua parede interna. Quando esse tipo de tecido surge fora do útero, isto pode levar a sintomas dolorosos pélvicos intensos.

Atualmente estima-se que a prevalência de endometriose em mulheres inférteis chega a 47%. Muitos estudos mostram que há uma redução significativa na taxa de fecundidade mensal em mulheres com endometriose.

Porque pode levar a infertilidade ?

  • distúrbios anatômicos por aderências das tubas uterinas e ovários;
  • alteração na formação de folículos ovarianos necessários para ovular;
  • fertilizações reduzidas e formação de embriões alteradas

Devo sempre operar, para engravidar ?

Tanto a Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) e a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) concordam que a cirurgia é extremamente benéfica para melhora dos sintomas dolorosos e da qualidade de vida.

Nem toda mulher necessariamente se beneficiará da cirurgia quando o assunto é fertilidade. Muitos estudos ainda são conflitantes sobre isso. O tamanho dos endometriomas, a intensidade e profundidade do acometimento da doença em órgão pélvicos, localização e a melhora da qualidade de vida devam ser levados em consideração na hora de indicar a cirurgia.

Todo cuidado é pouco, principalmente, quando se manipula cirurgicamente ovários de mulheres que desejam ter filhos. A maior preocupação de todo cirurgião experiente no tratamento da endometriose, além de tratar a doença em questão, é preservar a reserva ovariana das mulheres e como consequência seu potencial fértil.

Além do uso de medicações para o tratamento e controle dos sintomas, a Fertilização In Vitro é uma opção de tratamento para mulheres que não conseguem engravidar naturalmente.

Não deixe de procurar um médico especialista, para elucidar todas suas dúvidas sobre esse polêmico assunto.

Muito Obrigado

Dr. Igor Faria Dutra

Fonte : Tratado de Reprodução Assistida – SBRH – 3ª Edição.

 

 

 

Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s