O que acontece no cérebro do homem ao se tornar pai ?

Nenhum comentário

Conversando um pouco sobre o projeto do blog Dica Fértil com uma amiga, dividi a importância da conscientização do homem na participação dos tratamentos de reprodução humana e na gestação.

Vivemos um mundo onde a palavra empoderamento está muito em voga. Considero que movimentos de empoderamento das mulheres precisam ter o envolvimento de toda comunidade, para que possamos derrubar os inúmeros preconceitos às mulheres,  que infelizmente  nos cercam até hoje.  Certamente conscientizar os homens é um importante alicerce para essa construção de idéia de igualdade permanente.

Foi nesse bate-papo entre amigos, que fui apresentado a uma linda reportagem do site de notícias El País  sobre as mudanças que o cérebro do homem têm ao se tornar pai.

Segue um pequeno trecho :

Durante a gravidez o mundo das preocupações continua, mas a química se encarrega de reduzir o interesse sexual em um momento em que a fecundação não é possível. Faz tudo isso através de dois hormônios, fundamentalmente: a testosterona e a prolactina. A testosterona é o hormônio rei do homem, que lhe traz força, domínio e agressividade. Quando a companheira está grávida, esse hormônio cai e tem seu nível mais baixo durante as três semanas anteriores ao parto, que chega até a 33% menos. A prolactina, pelo contrário, aumenta em até 20% no mesmo período de tempo.

Fascinante pensar que o organismo masculino entra em simbiose com o organismo feminino materno para compreender e interagir com a gestação além do consciente humano.

Vale essa excelente leitura, e linda reportagem que faz com que homens se sintam mais femininos e mulheres se sintam mais masculinas :

www.brasil.elpais.com

Muito obrigado

Dr. Igor Dutra

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s