Entenda o que é Azoospermia, importante causa de infertilidade masculina.

A imagem mostra a técnica laboratorial para definir o diagnóstico de Azoospermia. O fluido seminal deve ser centrifugado por 15 minutos a uma velocidade de centrifugação de, preferencialmente, 3000g. O diagnóstico de azoospermia requer a ausência de esperma de pelo menos duas amostras separadas de sêmen centrifugado.

Aproximadamente 15 % dos casais são incapazes de conceber após um ano de relações sexuais desprotegidas. A azoospermia é o único responsável em cerca de 20 % dos casais inférteis e contribuem em outros 30-40 %.

Azoospermia, definida como a ausência total de espermatozóides da ejaculação, está presente em cerca de 1 %de todos os homens e em 10 a 15 % dos homens inférteis.

A azoospermia pode ser dividida em causas não-obstrutivas e obstrutivas. Dentre as principais causas obstrutivas, os exemplo são:  os pacientes submetidos a vasectomia, e a agenesia bilateral de ductos deferentes (assunto que será abordado em futuros posts no blog). A azoospermia não obstrutiva , por sua vez, é consequência da falência da espermatogênese, seja ela por alteração hormonal, genética ou ainda adquirida.

A Azoospermia deve ser investigada adequadamente e valorizada pelo médico especialista em reprodução humana. Os tratamentos com o intuito de  melhorar o ambiente testitcular para que espermatzóides de melhor qualidade possam ser usados nas técnicas de reprodução assistida é fundamental. Melhores resultados no tratamento e diminuir a demanda por sêmen de doador,  são os objetivos.

Procure um médico especialista em reprodução humana e infertilidade masculina para elucidar quaisquer dúvidas que existam.

Obrgado

Dr. Igor Faria Dutra

Fonte: www.asrm.org / Livro Urologia Brasil – SBU – 2013 – Cap. 20 – Técnicas de obtenção de espermatozoides no homem azoospérmico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s