A BBC News publicou hoje uma notícia sobre pesquisas recentes que tentam entender como funciona a ´´natação“ do espermatozóide até a chegada ao óvulo para a fecundação.
Pesquisadores do Reino Unido e do Japão descobriram que os movimentos da cabeça e da cauda do esperma produziam padrões semelhantes aos campos que se formam em torno de ímãs.E estes ajudam a impulsionar esperma para o ovo fêmea.Saber por que alguns espermatozóides têm sucesso e outros falham pode ajudar a tratar a infertilidade masculina, disseram os pesquisadores.
Mais de 50 milhões de espermas embarcam na jornada para fertilizar um ovo quando um homem e uma mulher fazem sexo. Cerca de 10 alcançam a linha de chegada – mas só pode haver um vencedor. A jornada é traiçoeira, diz o autor do estudo, Dr. Hermes Gadelha.
“Toda vez que alguém me diz que eles estão tendo um bebê, eu acho que é um dos maiores milagres nunca – mas ninguém percebe”, diz o Dr. Gadelha, professor de matemática aplicada na Universidade de York.
Ele e sua equipe mediram a batida das caudas de espermatozóides individuais para tentar entender o fluxo de líquido em torno do esperma. Acontece que uma “fórmula matemática simples” explica os padrões rítmicos criados, diz Gadelha. E esses movimentos ajudam células espermáticas selecionadas a avançar em direção ao seu santo graal – o ovo fêmea.
O estudo, publicado na revista Physical Review Letters, diz que o próximo passo é usar o modelo para prever como os grandes números espermatozóides se movimentam
|Fonte: www.bbc.com / |Foto: retirada da notícia.
Obrigado
Dr. Igor Faria Dutra