Síndrome dos Ovários Policísticos e Infertilidade.

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é caracterizada pela associação de ovário policísticos e alterações  que incluem:

  • irregularidade menstrual,
  • o aumento de pêlos pelo corpo 
  • obesidade

A SOP é considerada a causa de infertilidade de origem ovulatória mais frequente. Alterações ovulatórias pode responder a 30 % das causas femininas para o insucesso da gravidez.

Vale ressaltar, que de forma global, os fatores femininos correspondem a 30%, fatores masculinos 30% e fatores mistos 40%  das causas para a infertilidade conjugal, .

O tratamento da infertilidade para a SOP ainda é tema controverso. Atualmente como primeira linha de tratamento está a indução da ovulação e aplicação de técnicas de baixa complexidade para alcançar a gravidez, como inseminação intra-uterina, coito programado e etc…(já comentado no blog).

Modificação do estilo de vida com redução de peso são medidas relevantes para o tratamento. Muitas mulheres usam a metformina corriqueiramente como forma terapêutica para a SOP, porém não é recomendado o uso universal desta droga, evidências científicas mostram benefícios apenas para mulheres que possuem resistência insulínica, que é determinada por uma avaliação médica e pela realização de exames laboratoriais específicos.

A consulta médica é imprescindível para determinar a melhor forma de tratamento e/ou identificar diagnósticos diferenciais para a SOP. Mas nunca se esqueça : Emagrecer sempre é o melhor remédio.

Obrigado

Dr. Igor Faria Dutra

Fonte: Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – Tratado de Reprodução Assistida – 3ª edição.

2 comentários em “Síndrome dos Ovários Policísticos e Infertilidade.

  1. Olá. O primeiro passo habitualmente é a mudança alimentar com perda de peso. Outras medicações podem ser usadas como a Metformina, porem tem suas indicações específicas, não pode ser usada indiscriminadamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s