Notícia: “Controversa técnica de FIV produz uma menina – para alguns, isso é um problema.”

Reportagem  publicada pela CNN, noticia o nascimento de um bebê em 5 de janeiro deste ano, resultado de uma técnica experimental conhecida como “transferência pronuclear” e às vezes referida como FIV tripartite. A mãe ucraniana de 34 anos sofria de “infertilidade inexplicada”, segundo o Dr. Valery Zukin, diretor da Clínica de Medicina Reprodutiva de Nadiya (Kiev, Ucrânia), onde foi realizada a controversa técnica de transferência pronuclear. Ela não tinha doença mitocondrial.Esse fato é significativo para muitos observadores.

Em 2015, o Reino Unido aprovou a transferência pronuclear, mas apenas para as mulheres que sofrem de doença mitocondrial. A técnica substitui as mitocôndrias defeituosas no óvulo de uma mãe por mitocôndria saudável de doadora, como forma de evitar que a doença mitocondrial seja transmitida a uma criança.

Bebês do sexo masculino,  portadores de mitocôndrias de doadoras,  não podem passar sua genética modificada para sua prole no futuro, visto que, uma vez que o espermatozóide se funde com um óvulo para formar um embrião, a mitocôndria masculina murcha e morre deixando o embrião apenas mitocôndria de origem materna.

A razão por que este método experimental é motivo de preocupação  são as modificações genéticas produzidas em uma menina que poderiam assim ser passadas adiante, para seus filhos.

Importante ressaltar que a técnica de transferência pronuclear não é realizada no Brasil e ainda não autorizada em inúmeros países pelo mundo, incluindo E.U.A. 

P.S.: O texto desse post foi retirado da reportagem da CNN e traduzido.

Link para leitura completa da notícia.

Vídeo explicativo sobre a nova técnica.

Obrigado.

Dr. Igor Faria Dutra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s