Nesse post, falarei sobre alguns assuntos já discutidos no blog. Optei por colocá-los de maneira bem clara e sucinta para entendimento geral. Também levarei em consideração fatores emocionais e comportamentais sobre o assunto, que muito contribui para uma vida feliz e, talvez, para um tratamento eficaz.
Os 7 erros mais cometidos por aqueles que um dia desejam engravidar:
- Não se interessar em saber seu potencial de fertilidade. Procure perguntar ao seu médico (urologista ou ginecologista) sobre seu potencial de fertilidade, mesmo antes de desejar engravidar.
- Adiar o sonho de ter filhos. Sim, você precisa levar a idade em consideração. Ou seja, se tem o desejo e o sonho de ter filhos não adie essa idéia quando se tem condição de tê-los. Ter filho com 40 anos não é comum.
- Relações sexuais só no período fértil. Procure entender como funciona o ciclo menstrual da mulher e o período de ovulação.Nessa fase, quanto mais frequência de relações sexuais tiver, será melhor. Estudos mostram que relações frequentes, durante todo o ciclo, também é fundamental.
- Sexo por obrigação. Seja feliz. Faça do desejo de maternidade e paternidade algo prazeroso e não, penoso e obrigatório. Sexo tem que ser por prazer e não, por obrigação.
- -”Fiquem tranqüilos. Já,já, vocês engravidarão”. Tranquilidade tem limite – Tempo (olha ele aí de novo!) – muito falo sobre isso. Não adie a consulta com especialista. Após um ano de tentativa, caso não esteja conseguindo engravidar, ou após seis meses no caso de mulheres com mais de 35 anos, a investigação já deve ser iniciada. Estudos dizem que 80% dos casais engravidam nos primeiros três meses de tentativas.
- ”O problema deve ser dela”. Vamos deixar o machismo de lado. Na investigação de infertilidade, metade dos fatores individuais é masculina (30%) e a outra metade (30%) é feminina. Ou seja, a chance da mulher sozinha ter o fator de infertilidade é a mesma que a do homem sozinho. E a chance de ambos possuírem alguma causa para a infertilidade é de 40%. Pensem como casal!
- ”Só vou parar de fumar quando engravidar.” Não se engane. A exposição às substâncias tóxicas afetam o potencial de fertilidade, tanto do homem quanto da mulher. Ou seja, se teu sonho é ser mamãe ou papai, pense em mudar esse péssimo hábito. E isso também vale para outras drogas (maconha p.ex.) e para o consumo excessivo de álcool.
Obrigado.
Dr. Igor Faria Dutra
[…] O #fertilityday será 22 deste mês e tem previsão de eventos nas cidades de Pádua, Bolonha, Roma e Catânia. Mesas redondas discutirão a importância da preservação da fertilidade, principalmente na mulher, visto que há uma íntima relação com a idade, como já comentei no #dicafertil. […]