Infertilidade – A culpa é de quem ?

”Culpa” – substantivo feminino – Responsabilidade por dano, mal, desastre causado a outrem.

Nesta semana irei escrever um pouco sobre esse sentimento que paira sobre alguns casais e que em nada deve ser associado à infertilidade.

Considero que vivemos em uma sociedade predominantemente machista, apesar da evidencia de que, nos últimos 50 anos, houve evolução no que  diz respeito aos direitos da mulher.

Em pleno século 21 ainda se vê muita desigualdade entre os sexos e a mulher ainda sofre muitos pré-conceitos, inclusive no âmbito do diagnóstico de infertilidade.

A mulher, por vários fatores, costuma ser a primeira a procurar o aconselhamento médico sobre o porquê de o casal não conseguir engravidar, e, sem dúvida, a primeira coisa que passa pela cabeça dela é : – ”EU devo ter algum problema para engravidar”

Quando falamos em infertilidade não existem culpados. Por isso, é nomeada como Infertilidade Conjugal. Para que fique bem claro, foi publicado uma clássica estatística na Revista Human Reproduction (link do artigo), sobre os fatores femininos, masculinos e mistos na infertilidade.

Foi notado que a infertilidade acomete 15 a 20% dos casais e as causas são, aproximadamente :

  • 30 % causas femininas;
  • 30% causas masculinas;
  • 40% causas mistas.

No quesito de infertilidade, mulheres e homens são iguais. Cada cônjuge contribui com 50% do fator de infertilidade. Isso mostra que não só o Ginecologista, como o  Urologista, têm seu papel na Medicina Reprodutiva.

O percentual de fator misto como causa de infertilidade  destaca que, sempre deve ser realizada a consulta médica com o casal e nunca individualmente. Devemos acabar com essa busca por um culpado para o insucesso de uma gravidez.

Nesse momento a cumplicidade e o companheirismo do casal devem prevalecer.

Obrigado.

Dr. Igor Faria Dutra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s