Como engravidar naturalmente ?

No post desta semana irei comentar brevemente sobre esse importante tema – Como engravidar naturalmente ? – assunto amplamente discutido nos consultórios, muita vezes não compreendido pela população.

Pensando nisso a ASRM (American Society for  Reproductive Medicine) publicou em setembro de 2013, na revista científica Fertility and Sterility®, um consenso com opinões de especialistas  sobre orientações para otimizar a fertilização natural baseada em inúmeros estudos publicados no decorrer dos anos.

”Optimizing natural fertility: a committee opinion” (link do artigo)

Importantes fatores são levados em consideração para o sucesso na gravidez natural, como idade, frequência das relações, janela fértil, monitoramento da ovulação, práticas no coito e hábitos de vida. 

80% dos casais engravidam nos primeiros 6 meses e a fecundabilidade mensal é maior nos três primeiros meses de tentativa.

Alguns importantes conceitos foram mencionados no artigo, mas não posso deixar de citar o mais importante deles: – QUANDO UM CASAL É CONSIDERADO INFÉRTIL ?

  • Casais que mantém relações sexuais regulares, durante todo o ciclo menstrual da mulher, sem o uso de qualquer método contraceptivo e que não engravidam após 12 meses

As recomendações da ASRM para otimizar uma fertilização natural são :

  1. Com o aumento da idade o momento da concepção é influenciado. Mulheres acima de 35 anos, após 6 meses de tentativas infrutíferas de engravidar, devem procurar um especialista;
  2. Para as mulheres com ciclos menstruais regulares , relações sexuais a cada 1-2 dias, com início antes da janela fértil, podem ajudar a maximizar fecundabilidade;
  3. Tabagismo, níveis mais elevados de consumo de álcool, drogas e uso da maioria dos lubrificantes vaginais disponíveis comercialmente devem ser desencorajados para casais que tentam engravidar .

Para orientações detalhadas sobre este assunto, procure um médico especialista em Medicina Reprodutiva que, certamente, encontrará todas a respostas pra suas dúvidas.

Obrigado.

Dr. Igor Faria Dutra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s