Segundo notícia publicada no portal G1, recentes estudos para criação de vacina contra o Zika Vírus, direcionam em breve para uso em humanos.
Segundo o portal G1 de notícias :
“Duas vacinas contra zika, ainda em fase de testes, foram capazes de proteger os fetos de fêmeas de camundongos grávidas infectadas pelo vírus. Resultados do experimento, que teve a participação de pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, do Pará, foram publicados na revista especializada “Cell”.”
”A pesquisa, que também envolveu pesquisadores da Universidade de Washington, da Universidade do Texas e do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Estados Unidos, avaliou dois tipos diferentes de vacinas de zika experimentais: uma vacina feita a partir de RNA mensageiro modificado, desenvolvida pela empresa Moderna Therapeutics, e uma vacina de vírus vivo atenuado, desenvolvida em parceria entre o Instituto Evandro Chagas e a Universidade do Texas.”
Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), os cuidados em relação ao Zika incluem :
1. Mulheres e homens que têm doença do vírus Zika devem esperar pelo menos 6 meses após o início da doença para tentar a reprodução e devem evitar o contato sexual íntimo ou usar preservativos durante os mesmos 6 meses.
2. Mulheres e homens com possível exposição ao vírus Zika, mas sem doença clínica consistente, devem considerar testar o RNA viral Zika dentro de 2 semanas após a suspeita de exposição e aguardar pelo menos 8 semanas após a última data de exposição antes de ser testado de novo .
3. Mulheres e homens que residem em áreas de transmissão ativa do vírus Zika devem conversar com profissionais de saúde sobre a tentativa de reprodução e evitar a exposição a picadas de mosquito.
4. Atualmente, não há evidências de que o vírus Zika fará infecção congênita em gravidezes iniciadas após a resolução de viremia de Zika materna.
5. As discussões sobre o calendário da gravidez devem ser individualizados e devem incluir informações sobre os sinais e sintomas da doença do vírus Zika e os possíveis efeitos adversos associados à infecção do vírus Zika na gravidez.
Fonte de texto e imagens: www.asrm.org / www.g1.globo.com
Sempre procure um médico especialista para maiores explicações sobre o tema.
Obrigado
Dr. Igor Faria Dutra