Varicocele é um doença de extrema importância na medicina reprodutiva, visto que, é considerada uma causa relevante de infertilidade. Sua correção cirúrgica pode promover a gravidez natural em muitos casos, como até mesmo, melhores resultados em tratamentos de fertilização.
A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), publica com frequência em sua revista científica estudos sobre o tema. Comentarei os pontos mais relevantes do guideline publicado.
– O que é Varicocele ?
Varicoceles são definidas como veias escrotais anormalmente dilatadas, são presente em quase 15% da população masculina normal e em aproximadamente 40% dos homens com infertilidade. Embora a maioria dos homens com varicoceles sejam férteis, a variocele continua a ser o diagnóstico mais comum observado em homens inférteis.

Pontos Importantes :
- O diagnóstico de varicocele baseia-se principalmente no exame físico.
- Os estudos de imagem não são indicados para a avaliação padrão, a menos que o exame físico seja inconclusivo.
- Somente os vasos clinicamente palpáveis têm sido claramente relacionados com infertilidade.
- Adolescentes e jovens podem ter varicocele e o acompanhamento do volume testicular, pode determinar a correção cirúrgica.
- As abordagens microcirúrgicas baixas têm demonstrado menor recorrência e taxas de complicação do que as abordagens não microcirúrgicas.
- A reparação de varicocele está associada a um baixo risco de complicações.
- A maioria dos estudos mostra melhora nos parâmetros do sêmen e fertilidade após o reparo da varicocele.
- O tempo para melhorar os parâmetros do sêmen é de aproximadamente 3 a 6 meses.
A experiência e o conhecimento do médico, incluindo a avaliação de ambos os parceiros, juntamente com as opções disponíveis, devem determinar a abordagem do tratamento com varicocele.
Parte deste texto foi traduzido e retirado do site : www.asrm.org
Para avaliação do casal é muito importante que o homem seja examinado por profissional experiente e treinado para detecção de varicocele, visto que, muitas vezes esse diagnóstico é negligenciado e pode ser determinante para o sucesso do tratamento.
Muito Obrigado
Dr. Igor Faria Dutra