Hidrossalpinge -Como pode afetar a fertilidade ?

 

O que é ?

A hidrossalpinge é a presença de líquido na tuba uterina, que se encontra obstruída em decorrência de infecção, endometriose ou até mesmo cirurgias prévias.

Como descubro se tenho hidrossalpinge  ?

O melhor exame para diagnosticar a hidrossalpinge é a ultrassonografia transvaginal, podendo existir suspeição da doença com a histerossalpingografia (radiografia contrastada do útero e das tubas uterinas).

Como a hidrossalpinge afeta minha fertilidade ?

A hidrossalpinge se insere no grupo das alterações turbarias que são responsáveis por 25 a 35% dos casos de infernalidade feminina. Além disso, estudos mostram que essa patologia tubária está relacionada também a um aumento nas taxas de abortamento, gravidez ectópica, insucessos em tratamentos de reprodução assistida, com menor taxa de implantação embrionária na FIV. 

Qual tratamento ? 

Hoje, o que é mais recomendado, pelas sociedades médicas de medicina reprodutiva em grande parte do mundo, para mulheres inférteis com hidrossalpinge é a remoção cirúrgica das tubas comprometidas, idealmente antes de iniciar qualquer técnica de reprodução assistida (FIV/ICSI) com o objetivo de aumentar taxas de implantação e gravidez.

Outros tratamentos já foram realizados como o uso de antibióticos, aspiração do liquido, abertura cirúrgica(salpingostomia) ou até mesmo a oclusão completa da tuba com uso de clipes cirúrgicos,  porém não tiveram evoluções favoráveis e/ou ainda se fazem necessários maiores estudos pra comprovar a eficácia no tratamento.

Conclusão

A hidrossalpinge não só pode justificar um infertilidade feminina, como pode piorar os resultados de tratamentos de reprodução assistida. Sempre importante que consulte seu médico para elucidar qualquer dúvida em realação a doença e seu tratamento.

Obrigado.

Dr. Igor Faria Dutra

Fonte: Tratado de Reprodução Assistida – Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – 3ª edição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s