Corrigir a varicocele antes ou depois da FIV/ICSI ?

A varicocele (varizes do escroto) é uma das causas mais importantes de infertilidade masculina no mundo. Alguns estudos mencionam que até 35 % dos fatores masculinos estejam relacionado a essa doença.

Hoje a correção cirúrgica da varicocele pode melhorar a quantidade de espermatozoides como até mesmo a sua qualidade. O objetivo do tratamento é viabilizar uma gravidez natural. Dessa maneira não se deve subestimar o diagnóstico masculino e sua avaliação.
Corrigir a varicocele pode também ajudar aqueles casais que que necessitam recorrer a técnica de reprodução assistida  ? 
Um recente estudo divulgado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva reuniu alguns trabalhos na tentativa de elucidar essa questão. E foi mostrado que a varicocelectomia (cirurgia da varicocele), pode levar a benefícios nas taxas de gravidez e de nascidos vivos naqueles casais que posteriormente foram submetido a técnicas de reprodução assistida (ICSI/FIV).
Vale ressaltar a importância da consulta com um especialista para avaliar de maneira individual cada caso. Procure seu médico e se informe.

Obrigado.

Dr. Igor Faria Dutra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s